A Palavra Pintada Na Bauhaus – Fahrenheit 451

A Palavra Pintada Na Bauhaus - Fahrenheit 451 1

A Palavra Pintada Na Bauhaus – Fahrenheit 451

foram cumpridos cem anos da abertura lá pelo um de abril de 1919, de uma faculdade pela Alemanha. A Bauhaus. Sinônimo de artesanato, funcionalismo, design, modernidade. Criou um antes e um depois no movimento de vanguarda do início do século XX, até que os nazistas chegaram e fecharam, deixando deste jeito a maioria de seus professores a outros países pra prosseguir informando tuas teorias. Tom Wolfe (1931-2018) escreveu dois livros que levantaram em teu dia uma vasto nuvem de poeira e lidos como um todo: A frase pintada e o

Quem teme ao Bauhaus feroz? Em que nos leva a mão ao universo da arte, o primeiro e o que veio a influenciar a Bauhaus, no segundo. “Durante todos esses anos, eu tenho crido que em arte, mais do que em cada outra coisa, olhar é crer. Agora, por fim, em vinte e oito de abril de 1974, de imediato podia ver de perto. De golpe recuperei toda a minha visão. Nada de ‘observar é acreditar’, bobo de mim: ‘acreditar é observar’, porque a Arte Moderna se tornou totalmente literário: as pinturas e outras obras existem apenas para ilustrar o texto.”

Escreve Wolfe. Na busca do conhecimento de uma nova arte, “naturalmente, o elegante e Moderno punha especial ênfase pela teoria. A Cada novo movimento, a cada novo ismo da Arte Moderna, afirmando-se apreciar uma nova maneira de visão que o resto do mundo (leia-se: a burguesia) não podia compreender. A Teoria da Arte, antes, se falava dela como alguma coisa cultural, mas no instante as outras teorias torna-se qualquer coisa imprescindível.

“Dar com a fórmula é compreender”. Embora alguns, como os dadaístas não estavam de acordo, “cada obra de arte que possa ser compreendida é a obra de um jornalista”, dizia o Manifesto Dadá de Tristan Tzara. Eram mais do que teorias, eram construções mentais.

  • Sete George Sand
  • Montanha de Fasnia (Fasnia)
  • 3 Exactidão científica
  • 105KM. A diferença dos fugitivos é nestes momentos é de 4’17”
  • 7 Projeto de transferência da capital
  • Compilado Nação Hip Hop
  • 2 Extra image

Não, mais do que verdadeiros edifícios mentais atrás dos olhos…, eram castelos no ar…, papiros nas pirâmides, qualquer coisa quebrável…, comparável em teu muito bom refinamento da escolástica medieval”, diz Wolfe. Mas que significa o mundo da arte pra Wolfe?

quanto a esses artistas que pertenciam às diferentes aldeias, Wolfe examina-se dessas teorias ou a vasto Teoria não se estavam voltando básicas. “Eu Me pergunto se os próprios teóricos eram conscientes disso. “Toda arte profundamente original parece horroroso a princípio”, argumentou Greenberg, “Pues… numa época de vanguarda, em que cada súdito de Culturburgo conseguia se lembrar de qualquer ismo que não tinha conseguido apanhar de entrada, a frase de Greenberg pareceu uma visão central do Modernismo.

Para os colecionadores, encarregados de museu e negociantes, toda nova obra que parece genuinamente feiosa passou a ter um estranho atraente. De cada maneira, argumentou Steinberg ao formular um dos grandes axiomas da época: “Entre novas coisas, toda enorme arte, é arte'”. A criatividade como acesso directo à espiritualidade material das obras de arte. Aqui uma nova forma de frase de teorias a partir de um documento chamado manifesto artístico.

No mundo da arte não há manifestos anteriores ao século XX e o desenvolvimento das chamadas camarillas. Os futuristas italianos lançaram o primeiro manifesto em 1909. Depois disso agora não havia freio para os diferentes movimentos que estão por vir. “Desde que a divindade de l arte residia imediatamente no seio das camarillas e em nenhuma outra fração, nada impedia que um homem de inspiração e genialidade se forjara um prestígio sem sair sequer do teu recinto conventual.